domingo, 7 de fevereiro de 2016

Superbowl 50


Carolina Panthers
Hoje é dia do Superbowl 50, onde se enfrentam Carolina Panthers e Denver Broncos, no estádio do San Francisco 49ers, o Levi's Stadium em Santa Clara. Favoritismo? Não creio, mas vamos a alguns fatos.
Nesta temporada as equipes não se enfrentaram. O Denver se classificou para a pós-temporada como campeão de sua divisão (AFC Oeste) e como número 1 da Conferência Americana. O Carolina classificou-se também como campeão de sua divisão (NFC Sul) e também como número 1, mas da Conferência Nacional.
Denver Broncos
A pós-temporada foi muito disputada e nas finais de Conferência o Broncos superou o New England Patriots, de Tom Brady, enquanto o Carolina superou o Arizona Cardinals, no duelo dos dois melhores ataques da temporada. Os confrontos colocaram frente a frente o primeiro e o segundo de cada Conferência, sendo que os que ficaram em primeiro se classificaram para o Superbowl.
Há de se notar uma semelhança com o Superbowl XVIII, onde o Denver Broncos enfrentou o Seattle Seahawks. Naquela temporada o Denver era uma máquina de pontuar e o Seattle chegou à final com uma excelente defesa, quando saiu com seu primeiro título. Desta vez o Denver chegou apoiado em sua defesa e o Carolina é a máquina de pontuar.
Peyton Manning
Os estadunidenses tem o hábito de dizer que um grande ataque ganha jogos e uma grande defesa ganha campeonatos. Na maioria das vezes é o que acontece (não apenas na NFL), mas será que é o que acontecerá hoje? Precisamos reparar a motivação de cada equipe. Pode acontecer dos Panthers conseguirem seu primeiro Superbowl. Cam Newton deve estar extremamente motivado pela oportunidade, mas vejamos o outro lado. Pode ser o último jogo de Peyton Manning, que tem sofrido com lesões e cirurgias principalmente nos últimos anos. A equipe dará o chamado "algo a mais" para que ele se despeça com mais um título? Vale considerar também que ele é um dos maiores quarterbacks da história e com certeza estará no Hall da Fama do esporte. Vimos o que um time é capaz de fazer para dar o título a um ídolo que está se aposentando no Superbowl XVII (em 2012), quando o Baltimore Ravens derrotou o San Francisco 49ers, na aposentadoria de Ray Lewis.
Cam Newton
Archie Manning, pai de Peyton e Eli Manning (quarterback do New York Giants) acha que o filho  mais velho estará jogando na próxima temporada, mas essa é uma decisão que está na cabeça de Peyton e só depois é que ele dividirá com os torcedores e com o mundo.
Nos últimos dois jogos do Panthers o primeiro tempo deles foi avassalador. Abrindo uma diferença enorme, no jogo contra o Seahawks viram esse vantagem ser diminuída pouco a pouco e o jogo quase foi para a prorrogação. Contra o Cardinals não deram essa chance, porque o time foi muito criticado pelo que fez (ou não fez) no jogo anterior. Será que se pouparam contra o Seahawks ou o time cansou e não teve capacidade de pontuar no segundo tempo? Se acontecer o mesmo hoje, o título corre grande perigo, porque Peyton Manning é espetacular!!
Abaixo a comparação entre as equipes, tanto no ataque quanto na defesa:
Comparação ofensiva

Comparação defensiva
E agora a posição de cada time no ranking da NFL em pontos, jardas totais, jardas conseguidas em passes e em corridas:

Carolina Panthers

Denver Broncos
Analisando os números, quem você acha que sairá campeão do Superbowl 50? Creio que será o Carolina Panthers e vou chutar um placar: 27 x 24.