quinta-feira, 17 de junho de 2010

A segunda rodada da Copa

Agora a análise é da segunda rodada. Primeiramente a tristeza por ver a África do Sul perder dessa maneira para o Uruguai. Agora a torcida é para que vençam a França, e consigam sua classificação. Não gostaria de vê-los eliminados na primeira fase, porque entrariam para a história negativamente como o primeiro país sede eliminado na fase de grupos.
A Argentina ... falar o quê? Golearam a Coreia do Sul e estão nas oitavas. O time asiático ficou preocupado demais em marcar Messi e não jogou. Mesmo assim tomou 2 gols e quando percebeu que poderia ter melhor sorte no jogo, foi para cima, conseguiu 1 gol e tomou mais 2.
A Grécia fez barba, cabelo e bigode como se diz. Primeiro gol, primeira vitória e primeira virada. Será que veremos algo parecido com a Euro-2004? Espero que não.
Dos demais jogos, fica a surpresa da derrota da Alemanha para a Sérvia, o sufoco da Itália contra a Nova Zelândia e o bom jogo do Japão contra a Holanda.

A primeira rodada da Copa

Bom, estou de volta para fazer a minha análise da primeira rodada da Copa do Mundo-2010. Ok, esta rodada terminou há cerca de 22 horas, mas vamos lá.
A única seleção que se sobressaiu foi a Alemanha. E não pegou nenhuma baba como a Coreia do Norte, mas sim a Austrália, uma seleção que cresceu no cenário mundial dos últimos anos. A Argentina (por mais que me doa dizer isso) jogou bem também, mas o destaque foi o goleiro nigeriano, que salvou sua equipe em mais de uma oportunidade.
A África do Sul até surpreendeu, empatando com o México, que tem um time muito veloz e técnico. Boa surpresa também foi a Coreia do Sul, que finalmente venceu fora da Ásia. A Holanda também fez o necessário. Cabe salientar que a Holanda enfrentou a Dinamarca, que seria no mínimo a segunda força de seu grupo.
Não podia esquecer também pelo lado positivo, a beleza das torcedoras, principalmente as dinamarquesas. Que a Dinamarca continue na Copa, não pelo futebol, mas por elas.
De negativo, podemos citar a baixíssima média de gols, de pouco mais de 1 por jogo. O Brasil, que mais uma vez enfrentou sérias dificuldades em vencer um time fechado, como se fosse surpreendente que os adversários nos enfrentassem assim. Depois de ver Argentina, Uruguai e Itália tentando partir para cima do Brasil e apanhar em contra ataques, quem achou que os norte coreanos fariam o mesmo?
Preciso comentar a Espanha? Jogou bem em sua proposta ofensiva, mas a Suiça foi muito melhor em sua proposta defensiva. No final, 1 a 0 para os suiços, justo, mas para quem gosta de um bom futebol (como eu), é triste ver que a tendência é a defesa ser melhor que o ataque.
Chega de reclamações sobre a Jabulani? Acabou, né? As Confederações nacionais receberam a bola faz quase 1 ano, o campeonato alemão foi disputado com ela e se não me falhe a memória, o argentino também. Se não usaram a bola no Brasileirão-2009, deve ser por causa da briga Adidas (bola) x Nike (CBF).
À princípio nenhum favorito deve ficar fora das oitavas. Em pior situação encontra-se a Espanha, mas acredito que eles se classifiquem.
Melhor jogo: Alemanha 4 x 0 Austrália
Melhor jogador Mesut Özil, Alemanha
Gol mais bonito: Siphiwe Tshabalala, da África do Sul na estreia contra o México
Melhor goleiro: Diego Benaglio da Suiça, junto de Vincent Enyeama da Nigéria
Maior mico: Robert Green, Inglaterra
Maior decepção: Espanha
Maior zebra: Suiça 1 x 0 Espanha
E a segunda rodada, o que nos reserva?

terça-feira, 15 de junho de 2010

Não aguento mais

Sim, faz tempo que não apareço aqui. Faz muito tempo que não tenho vontade de deixar minhas ideias e pensamentos no blog. Agora vamos ao que interessa.
Não aguento mais. Enquanto digito essas palavras, o Brasil e a Coreia do Norte estão entrando em campo. A rua foi toda enfeitada de verde e amarelo, com bandeiras, fitas e meio fio pintado. Vizinhos com buzinas (e reclamam das vuvuzelas). Fogos de artifício. Tudo isso porquê? Porque somos patriotas.
A cada 4 anos temos o maior espetáculo esportivo do mundo, na minha opinião. Muito melhor que Olimpíadas. Sou muito mais assistir Coreia do Sul x Grécia do que uma competição de esgrima. O problema é nosso povo, só serve para mostrar o patriotismo nessa época.
Porque não mostrar nas eleições? Porque não usar essa energia toda para tirar os corruptos do senado e do congresso (que seja com s e c minúsculos mesmo).
Não aguento mais essa cantoria de "sou brasileiro, com muito orgulho, muito amor". Orgulho de quê? Ser pobre, não ter um hospital público decente, de sofrer com falta de educação e segurança? De viver com pessoas que querem sempre te passar para trás, sem ética, sem remorso? Esse é o orgulho que temos que sentir?
E o amor? Amor por altas taxas de impostos? Por termos trabalhado do dia 1 de janeiro até 29 de maio apenas para pagar impostos? De ter que sustentar uma parcela da sociedade em prisões, parcela essa que em parte poderia sair e matar você, que está pagando a 'hospedagem' e a alimentação? E ainda sustenta a mulher do distinto detento, que se acha na razão, e reclama se acontece algo com seu "auxílio-reclusão". Eu sei, porque já atendi distintas senhoras nessa situação.
Ééééé´, amigo, como diria um certo narrador. É assim. E se não bastassem essas razões, vamos falar de futebol. Não é possível aceitar uma seleção antipática, sem carisma, onde não estão os melhores jogadores do país. Uma seleção que é empurrada dia após dia goela abaixo, por uma emissora de tv (Globo), como se nada mais acontecesse no país e no mundo. Repórteres com aquela visão de "Poliana", enganando o povo com o circo, já que roubam o pão.
E para terminar um pouco mais leve, enquanto a África do Sul tem seus 'bafana bafana', aqui em Brasília temos os 'afana afana'.