quinta-feira, 17 de junho de 2010

A primeira rodada da Copa

Bom, estou de volta para fazer a minha análise da primeira rodada da Copa do Mundo-2010. Ok, esta rodada terminou há cerca de 22 horas, mas vamos lá.
A única seleção que se sobressaiu foi a Alemanha. E não pegou nenhuma baba como a Coreia do Norte, mas sim a Austrália, uma seleção que cresceu no cenário mundial dos últimos anos. A Argentina (por mais que me doa dizer isso) jogou bem também, mas o destaque foi o goleiro nigeriano, que salvou sua equipe em mais de uma oportunidade.
A África do Sul até surpreendeu, empatando com o México, que tem um time muito veloz e técnico. Boa surpresa também foi a Coreia do Sul, que finalmente venceu fora da Ásia. A Holanda também fez o necessário. Cabe salientar que a Holanda enfrentou a Dinamarca, que seria no mínimo a segunda força de seu grupo.
Não podia esquecer também pelo lado positivo, a beleza das torcedoras, principalmente as dinamarquesas. Que a Dinamarca continue na Copa, não pelo futebol, mas por elas.
De negativo, podemos citar a baixíssima média de gols, de pouco mais de 1 por jogo. O Brasil, que mais uma vez enfrentou sérias dificuldades em vencer um time fechado, como se fosse surpreendente que os adversários nos enfrentassem assim. Depois de ver Argentina, Uruguai e Itália tentando partir para cima do Brasil e apanhar em contra ataques, quem achou que os norte coreanos fariam o mesmo?
Preciso comentar a Espanha? Jogou bem em sua proposta ofensiva, mas a Suiça foi muito melhor em sua proposta defensiva. No final, 1 a 0 para os suiços, justo, mas para quem gosta de um bom futebol (como eu), é triste ver que a tendência é a defesa ser melhor que o ataque.
Chega de reclamações sobre a Jabulani? Acabou, né? As Confederações nacionais receberam a bola faz quase 1 ano, o campeonato alemão foi disputado com ela e se não me falhe a memória, o argentino também. Se não usaram a bola no Brasileirão-2009, deve ser por causa da briga Adidas (bola) x Nike (CBF).
À princípio nenhum favorito deve ficar fora das oitavas. Em pior situação encontra-se a Espanha, mas acredito que eles se classifiquem.
Melhor jogo: Alemanha 4 x 0 Austrália
Melhor jogador Mesut Özil, Alemanha
Gol mais bonito: Siphiwe Tshabalala, da África do Sul na estreia contra o México
Melhor goleiro: Diego Benaglio da Suiça, junto de Vincent Enyeama da Nigéria
Maior mico: Robert Green, Inglaterra
Maior decepção: Espanha
Maior zebra: Suiça 1 x 0 Espanha
E a segunda rodada, o que nos reserva?

Nenhum comentário: