Ontem, 05 de fevereiro de 2012, aconteceu a decisão do futebol americano, o conhecido Superbowl, em sua edição XLVI, no Lucas Oil Stadium, em Indianapolis.
Um jogo equilibrado, que parecia surpreendentemente fácil para o New York Giants, campeão da Conferência Americana contra o New England Patriots, campeão da Conferência Nacional. Além de decidir o título mais importante dos esportes nos EUA, há muita rivalidade entre as equipes e as cidades. Sem falar que o jogo foi no estádio do Indianapolis Colts, time cujo quarterback (Peyton Manning) é irmão do quarterback dos Giants (Eli Manning). Tom Brady é o maior adversário de Peyton Manning e Eli tinha muito a provar, já que em geral, o consideram um jogador inferior ao seu irmão. E como tempero extra, em 2008 os mesmos times se enfrentaram na final, com vitória dos Giants.
O jogo começou com a posse de bola para os Giants, mas em sua primeira campanha nada conseguiu. Ironicamente, após devolver a bola para o time do Patriots, Tom Brady (quarterback do time e marido da Gisele Bundchen), considerado um dos melhores jogadores da atualidade cometeu um erro primário, ao se livrar intencionalmente da bola quando estava prestes a ser derrubado, dentro de sua própria área. Essa jogada equivaleria a um gol contra e valeu 2 pontos para o time de New York. Além disso, o time de Boston teve que devolver a bola para seu adversário.
Logo na campanha seguinte, os Giants conseguiram chegar ao seu touchdown, marcando 6 pontos e mais um ponto extra no chute pós touchdown. Com isso o placar chegou a 9 a 0.
Após algumas idas e vindas, o New England conseguiu marcar um field goal, marcando seus primeiros 3 pontos no jogo. Já no final do 2º quarto, após uma campanha frustrada dos nova-iorquinos, Tom Brady mostrou a que veio, levando seu time ao touchdown e virando o placar para 10 a 9. E assim terminou o 1º tempo do jogo.
No intervalo, o tradicional show, dessa vez com Madonna. O palco foi montado no centro do gramado em cerca de 10 minutos, o show durou mais uns 10 e logo desmontaram o palco. O show pode ser descrito de espetacular para cima. Algo a se aprender, com certeza.
Quando recomeçou o jogo a posse de bola era do New England Patriots e em uma campanha sensacional, Brady levou seu time a outro touchdown, aumentando a diferença para 8 pontos.
Eli Manning conseguiu uma boa campanha na sequência, mas seu time conseguiu apenas um field goal (que vale 3 pontos). Os Patriots tiveram nova posse de bola, mas nada conseguiram. Nem os Giants em sua campanha e novamente os Patriots conseguiram marcar. Na campanha seguinte do time de New York, mais um field goal e a diferença cai novamente, dessa feita para 2 pontos.
No início do 4º quarto Tom Brady teve um passe interceptado. E aí mais uma vez Eli teve sua chance de mostrar seu talento, mas não foi dessa vez que conseguiu ser bem sucedido. Conforme o fim do jogo se aproximava, o nervosismo era evidente. Tom Brady não conseguiu levar seu time à pontuação e com isso Eli Manning teve uma nova oportunidade de levar seu time à vitória.
Restando 57 segundos, os Patriots simplesmente deixaram os Giants marcarem um touchdown. A alternativa seria ter apenas 15 segundos, caso o time de New York gastasse o tempo e ainda fizesse o field goal.
Brady tentou, seu time avançou, mas faltando 5 segundos ainda estava longe da área adversária. O placar, 21 a 17 só permitia uma chance, um touchdown improvável. Era o momento de uma jogada consagradora, que o faria ser campeão pela 4ª vez. Com toda força ele lançou a bola na direção da área adversária. Vários jogadores, de ambos os times correram em direção a ela e os jogadores do time de New York levaram a melhor. Impediram a recepção adversária e assim, se consagraram, se coroaram como os novos campeões, em mais uma decisão emocionante, que entra para a história do esporte não apenas dos EUA, mas do mundo!!
Para quem não sabe e quiser conhecer um pouco mais sobre os termos utilizados:
Quarterback: seria o ‘cérebro’ do ataque, o jogador que passa ou lança a bola. No nosso futebol seria o craque, o camisa 10.
Touchdown: pontuação que acontece quando o jogador do time que ataca entra na área do time adversário (vale 6 pontos). Dá direito a um chute extra (vale 1 ponto) ou um touchdown extra (vale 2 pontos).
Field goal: chute que vale 3 pontos, uma forma do time que ataca marcar pontos caso não consiga chegar á área adversária. Caso não consiga pontuar, o time adversário parte a partir do local onde o chute foi dado.
Tanto no field goal, quanto no chute extra após o touchdown o objetivo é fazer a bola ultrapassar as traves em forma de Y no fundo do campo.
Cada time tem quatro oportunidades para avançar 10 jardas (9,15 metros). Caso não consigam, perdem a bola para o adversário que começa sua campanha do ponto onde a jogada anterior parou. Normalmente os times usam 3 jogadas e caso na 4ª tentativa a distância ou o risco de perder a bola seja grande, a bola é devolvida através de um punt, que nada mais é que um chute.
Nenhum comentário:
Postar um comentário