![]() |
Salvador Nogueira |
Salvador Nogueira é colaborador da Superinteressante e da Folha de São Paulo, onde escreve o blog Mensageiro Sideral (também disponível pelo UOL).
O autor é um dos (maiores) divulgadores da Astronomia no nosso país e este já é seu oitavo livro. Outros livros de sua autoria são: Rumo ao infinito (Globo, 2005), Conexão Wright Santos-Dumont (Record, 2006), Almanaque Jornada nas Estrelas (Aleph, 2009 - com Susana Alexandria), 1910: o primeiro voo do Brasil (Aleph, 2010 - com Susana Alexandria) e um livro em dois volumes sobre astronomia e astronáutica para a Agência Espacial Brasileira e para o Ministério da Educação.
Neste livro, Salvador Nogueira não tem receio em comentar temas polêmicos, como avistamentos e a teoria dos astronautas antigos, nem em apresentar as teorias mais complexas da ciência sobre o assunto "extraterrestre". Muito importante salientar, a linguagem utilizada é de fácil compreensão, mesmo por pessoas que não estão acostumadas ao tema (que diga-se de passagem, que é fascinante). Dos tempos anteriores à civilização ao futuro distante, passando pelos grandes descobrimentos, renascença e projeto SETI, tudo é analisado, teorizado e comprovado (ou não).
Estima-se que existam milhares, talvez milhões ou bilhões de planetas no universo que possam ter
![]() |
O livro |
Analisando dados científicos, observações astronômicas e citando relatos antigos, ficamos com esperança de que não estamos sozinhos. Especulações e cálculos matemáticos nos mostram que a vida pode ser abundante, mas até agora não obtivemos sucesso em contatar nossos vizinhos cósmicos. É possível que exista vida em outros objetos do Sistema Solar, mas nada de homenzinhos verdes ... muito provavelmente são seres unicelulares. E quem sabe estes seres não vieram para cá, carregados em alguma pedra e iniciaram a vida em nosso planetinha azul? Ou talvez, nós iremos encaminhar seres unicelulares universo afora, até para que transformem outros planetas e deixem habitáveis para nós. Seria a panspermia ao contrário ...
![]() |
Sinal WOW! |
Poderemos visitar outros planetas? A física diz que é muito difícil, quase impossível visitar planetas fora do Sistema Solar, mas quem sabe alcançaremos um nível tecnológico que nos permita alguma saída e consequente exploração do universo. Hoje temos algumas naves que saíram ou estão saindo do nosso cantinho, em busca da imensidão universal. Quem sabe não as reencontraremos no futuro?
E nosso DNA, será que foi alterado em algum momento por alguma inteligência superior? Teorias dizem que sim, alguns cientistas dizem que os segredos do Universo estão em nossos genes ... será?
![]() |
Localização aproximada do Sistema Solar na Via Láctea |
A maior aventura da espécie humana está no começo. Não sabemos até onde podemos chegar ou em quanto tempo conseguiremos uma resposta. Depois do famoso "sinal WOW" algumas suspeitas apareceram, mas nada que seja conclusivo. Tudo indica que este pode ser um dos caminhos prováveis para um contato, mas outros estão sendo testados ou teorizados. Resta saber se povos extraterrestres também tentarão algum destes caminhos. Em alguma estrela próxima, que brilha para nós à noite, pode haver alguém em um planeta, curioso o suficiente para observar um pequeno ponto amarelo no espaço e imaginar se há alguém ali perto, curioso o suficiente para se fazer as mesmas perguntas ...
Livro nota 9!! Extremamente recomendável!!!!!!
Fonte:
http://www.portaldosjornalistas.com.br/perfil.aspx?id=12652
Nenhum comentário:
Postar um comentário