Há um bom tempo não faço uma resenha de algum livro que tenha lido (para ser exato, desde 25/03/2012). Durante este período li alguns livros, mas o desânimo e a depressão me impediram de vir aqui postar sobre eles.
"O Guia politicamente incorreto do mundo" é mais um livro da coleção "O Guia politicamente incorreto". Lançado em 2013, foi precedido por "O guia politicamente incorreto da História do Brasil" (2009), "O Guia politicamente incorreto da América Latina" (2011) e "O Guia politicamente incorreto da Filosofia" (2012). Posteriormente foi lançado "O Guia politicamente incorreto do Futebol" (2014).
![]() |
Leandro Narloch e sua obra |
O objetivo no momento é falar sobre o livro de 2013. Aqui, diversos mitos e fatos ensinados em nossa vida escolar (e aos mais interessados, fora da escola também) são destruídos. Sim, destruídos, mas isto é muito bom. Crescemos ouvindo histórias que aqui se provam serem "lorotas". Exemplos:
- manuais de medicina da época diziam que o prazer sexual era essencial à saúde das mulheres;
- lembra aquela história de que as guerras e a miséria na África são consequência das fronteiras artificiais criadas pelos europeus? Há quase 30 anos historiadores e economistas africanos deixaram de acreditar nela;
- Milhares de crianças foram exploradas nas fábricas inglesas do século 19? Está certo, mas é interessante lembrar que a revolução industrial, pela primeira vez, tornou o trabalho infantil desnecessário.
Estes são alguns exemplos. Do Império Romano ao Comunismo, de Galileu à Gandhi, muito do que nos foi ensinado foi deliberadamente alterado. Nem tudo que aprendemos ser ruim, realmente foi ruim. O mesmo vale para o lado bom.
Gandhi, um arquiteto alemão, vaselina e algodão? Sim, mencionado no livro. Madre Teresa de Calcutá, sendo uma "menina má"? Sim, também. Há muita diferença entre nazismo e comunismo? Muito menos do que se pensa e ensina.
![]() |
Personalidades citadas no livro |
Leandro Narloch põe o dedo na ferida, expõe a verdade com muita pesquisa. Com certeza em algum momento você pode ficar espantado (a) com o que lê. Acredite ou não, todos fomos enganados na escola (intencionalmente ou não), isso é fato. E há inúmeras referências bibliográficas para comprovar.
Se você tem medo de saber as verdades da História ou de personalidades históricas, não leia. Se é curioso e tem a mente aberta à descobertas, este livro é para você. Aguça seu senso crítico, alimenta sua curiosidade, faz você pesquisar fatos e versões.
"O Guia politicamente incorreto da História do Mundo" possui 320 páginas (algumas com destaque) e foi publicado pela editora Leya Brasil. Merece nota 9!
Nenhum comentário:
Postar um comentário